Whatsapp

Sabão Ecológico

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Sabão ecológico, atitude importante aliada a uma aula interessante

Falar sobre preservação ambiental é muito importante na fase infantil, pois nesse período a criança assimila as informações facilmente e consegue colocá-las em prática, informando pais, tios, avós e vizinhos, sem deixar que seus hábitos se sobreponham.

Trabalhar com as crianças atitudes positivas e ecologicamente corretas desenvolve a consciência ambiental, a descoberta do aprender se divertindo, além de maximizar a relação entre pais e filhos, tão importante para o crescimento saudável, pois a criança precisará de auxílio na realização dos procedimentos.

Em sala de aula, o professor deve abrir um diálogo sobre consumo, utilização, lixo e poluição com estas crianças, informando o risco que é continuar poluindo, mostrar o que está acontecendo com o planeta, quais os riscos para os seres vivos da presença de óleos nas águas. Informar o que são óleos, suas características, como ser líquido e viscoso, além de não se misturar à água.

Em seguida, passar informações sobre as substâncias utilizadas na preparação de sabão por meio de gorduras e óleos já utilizados. Caso o professor não conheça o procedimento, pode verificar vídeos presentes no site Ciência à mão, da Universidade Estadual de São Paulo (USP), e efetuar o curso pela Universidade de Viçosa. Os sites relacionados são:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=von

https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/verCurso.php

Os alunos deverão se dividir para trazer:

- ½ kg a 1 kg de soda cáustica em escamas;
- Óleo de cozinha usado, no mínimo 2 litros;
- ½ copo de sabão em pó;
- 5 a 10 ml de óleo aromático a escolha.

Além disso, será necessária água para a preparação do sabão ecológico.

Uma das maneiras de preparação é por meio da fervura da água, retirando meio litro para dissolver o sabão em pó. Dissolver a soda cáustica na água fervente restante. Misturar as duas partes com muito cuidado para depois acrescentar o óleo de cozinha, mexendo bem por aproximadamente 20 minutos. Por fim, adicionar o óleo aromático escolhido e separar a misturar em formas para que o sabão fique da maneira que desejar.

Os alunos, além de serem incentivados a realizar esta tarefa, se sentem participativos, o que melhora o convívio social escolar. Após terem produzido o sabão ecológico, pode ser efetuada uma feira a fim de vender os produtos para toda a comunidade, com uma campanha para arrecadar óleos utilizados com o objetivo de serem reaproveitados para a produção de mais sabão e, principalmente, para dispersar entre a comunidade local a importância de preservar o meio ambiente.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia - Estratégias de Ensino - Canal do Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola