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Segregação: Uma Análise das Favelas

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Ao analisar o espaço urbano, é notório o processo de segregação espacial. Essa é uma prática muito comum nas cidades, onde pessoas que possuem poder aquisitivo compatível tendem a ocupar os mesmos espaços destinados à moradia (bairros, condomínios, favelas).

Ao abordar o espaço urbano na sala de aula, deve ocorrer a explicação do arranjo espacial das cidades. Por quais motivos ocorre a segregação? Quais as formas de segregação? Quais os bairros conhecidos que estão inseridos no processo de segregação? São questionamentos essenciais que devem ser feitos aos alunos.

Após obter respostas sobre os conhecimentos dos alunos a respeito do conteúdo, aborde as moradias em áreas subnormais (favelas) como exemplo específico de segregação residencial. Pois o estudo desses complexos habitacionais proporcionará aos alunos a oportunidade de reconhecer as diferentes formas das paisagens urbanas, as relações sociais e, principalmente, o conhecimento da cultura, arte, música dos moradores das favelas, contribuindo para que seja rompido o preconceito com essa comunidade.


Favela

As favelas são um tipo de segregação em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia, diferentemente da autossegregação referente à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.

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Os alunos devem saber que as primeiras favelas no Brasil surgiram em razão do declínio do mercado negreiro, onde ex-escravos e outras parcelas da população acabaram se fixando em fundos de vale e encostas de morros, esse fato ocorreu em virtude da necessidade dessas pessoas residirem próximos do mercado de trabalho, ou seja, nas cidades.

Aponte os problemas de infraestrutura nas favelas como: ausência de saneamento ambiental, asfalto, iluminação pública, entre outros. Porém, é essencial abordar que as favelas não são apenas espaços desprovidos de infraestrutura, com problemas econômicos, tráfico de drogas e violência. Nesses espaços existe uma riqueza cultural muito grande, através das manifestações artísticas como, por exemplo, o rap, funk, grupos de percussão, entre outros.


Arte na Favela

Apresente fotografias das favelas, onde os alunos possam detectar as suas características, se possível apresente músicas de grupos que abordam o conteúdo. Mostre fotos dos bairros vizinhos e analise se essas favelas estão próximas do centro da cidade.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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