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A tecnologia tem inovado os estudos na área da Matemática, contribuindo de forma ativa e dinâmica na melhoria do ensino-aprendizado dos alunos. Os computadores consistem numa ferramenta muito importante para o ensino da Matemática, pois através de programas podemos relacionar a teoria com a prática, auxiliando na fácil compreensão e assimilação dos conteúdos programáticos.
Os laboratórios de informática deverão ser utilizados para o desenvolvimento das aulas envolvendo os softwares. Primeiramente devemos apresentar o conteúdo através de uma aula expositiva e comentada, e resolver exercícios. Após a introdução e compreensão do conteúdo, iremos complementar com as aulas no laboratório utilizando os programas matemáticos educacionais.
Na área da álgebra podemos indicar o seguinte aplicativo:
Nome: WINMAT
Objetivos: Construção de matrizes, cálculo de determinantes, matriz inversa, matriz transposta, polinômio característico da matriz.
Na Geometria:
Nome: CINDERELLA
Objetivo: Construção de figuras hiperbólicas e esféricas.
Nome: DR. GEO
Objetivo: Construção de figuras geométricas a partir de suas propriedades.
Nome: GEO PLAN
Objetivo: Construção de conceitos analíticos da Geometria no sistema de coordenadas cartesianas.
Nome: GEOSPACE
Objetivo: Construção geométrica espacial.
Nome: POLY
Objetivo: Análise de sólidos tridimensionais, planificação e rotação.
Nome: WINGEON
Objetivo: Construção geométrica bidimensional e tridimensional.
Nome: TANGRAM
Objetivo: Construção de figuras através das peças do tangram.
Gráfico de Funções
Nome: GRAPHMATIC
Objetivo: Construções de gráficos de funções elementares.
Nome: WINPLOT
Objetivo: Construção de gráficos de funções elementares em duas e três dimensões.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola