Topo
pesquisar

Submergindo e Emergindo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Submarino

Você sabe como é que os submarinos submergem e emergem? Com um experimento simples e prático fica possível saber como é isso acontece. Para esse experimento proceda da seguinte forma:

- Pegue uma tampa de caneta esferográfica e envolva a base e o prendedor com massinha de modelar. Pegue um recipiente de formato cilíndrico, com paredes transparentes e coloque água até uma distância de aproximadamente quatro dedos da borda do recipiente. Após fazer isso, coloque a tampa já preparada com massinha dentro da água, de forma que flutue e fique apenas com a ponta para o lado de fora do líquido. Pegue agora um pedaço de balão de maneira que ele cubra toda a borda do recipiente, e com um barbante amarre-o. Está pronto.

É hora de fazer o experimento funcionar. Com a sua mão pressione a superfície do balão preso às bordas do recipiente. Veja que a tampa da caneta afunda. Se agora você retirar a mão verá que a tampa volta a flutuar. Mas o que aconteceu? Dentro da tampa há certa massa de ar. Ao pressionar a superfície do balão você aumenta a pressão dentro do recipiente e esta se transfere a todos os pontos de forma que isso faz com que determinada quantidade de água entre na tampinha, fazendo-a afundar. Quando retiramos a mão acontece o contrário, o ar se expande e, dessa forma, retira água de dentro da tampa da caneta, fazendo emergir novamente. Esse experimento pode ser utilizado para demonstrar o mecanismo que os submarinos utilizam para submergir e emergir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos submarinos existem câmaras especiais que através do ar comprimido faz com que a quantidade de água dentro delas possa ser aumentada ou diminuída. Assim sendo, o submarino afunda ou flutua.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola