PUBLICIDADE
O objetivo do experimento é verificar o comportamento dos gases. Utilizando uma seringa de injeção podemos aprender mais sobre o comportamento dos gases.
Material a ser utilizado
- uma seringa de injeção grande (e nova) e com água
- um pedaço de borracha (de apagar)
- recipiente com água e gelo
- panela com água quente
- arame (para segurar a seringa)
Realizando o experimento
Primeiramente prepare a seringa colocando o êmbolo na posição intermediária. Em seguida espete um pedaço de borracha na ponta da agulha de modo a vedá-la.
Tente mover o êmbolo para dentro e para fora, e observe que ele fará uma resistência, e voltará para a sua posição original. Por que isso ocorre?
Pense na variação de pressão interna quando se varia o volume do gás. Como fica a diferença de pressão nos dois casos?
Em seguida, coloque a seringa dentro do recipiente com água gelada. O que ocorre com o êmbolo? O movimento dele está de acordo com a sua expectativa baseada na Lei dos Gases Ideais?
Repita o experimento colocando a seringa na panela com água fervente. Se possível, use o arame enrolado no corpo da seringa. Assim que ela atingir o equilíbrio térmico, observe a variação de volume e note que a temperatura final é de 100 ºC. Faça os cálculos para a variação de volume e compare com o experimento.
Observe: geralmente as seringas possuem, por fora, uma graduação do volume. A leitura da graduação na posição do êmbolo mede o volume total de gás dentro da seringa. Desta forma, é possível medir os volumes inicial e final em cada experimento simplesmente observando a escala da própria seringa.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola