Topo
pesquisar

Teste o volume de sólidos e líquidos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Fusão da manteiga permite aumentar seu volume.

Qual ocupa mais espaço: uma substância no estado sólido ou líquido? O estado físico é um fator importante quando o assunto é volume, este pode ser modificado quando o objeto é submetido ao resfriamento ou aquecimento.

Vamos acompanhar agora a constatação de que substâncias sólidas são mais comprimidas do que as líquidas. Esta prática pode ser um material complementar para a introdução do conceito de “estados físicos da matéria”.

Só para relembrar:

Já sabemos que uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), já o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).

Vamos ver agora como a manteiga se contrai ao se solidificar.

Você vai precisar de:

- Um pote de 250 gramas de manteiga (ou margarina)
- Aquecimento e refrigeração

Procedimento

1. Aqueça a manteiga até sua fusão total (derreter)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Coloque a pasta líquida em um recipiente
3. Leve à refrigeração
4. Aguarde até o congelamento
5. Retire e verifique o buraco que aparece ao centro do frasco, este furo na manteiga demonstra que no estado sólido a manteiga contrai seu volume.

Algumas substâncias ocupam menos volume quando se encontram no estado sólido do que quando estão no estado líquido. A água, por exemplo, tem o comportamento contrário ao da manteiga quando submetida ao resfriamento, vejamos:

Coloque água em um recipiente transparente e leve ao congelamento. O volume da água líquida é inferior ao da água congelada, prova disso é que quando colocamos água em um recipiente fechado e não deixamos espaço para essa taxa de expansão, o recipiente acaba por estourar (rachar).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Veja mais! 

Determinação do volume de um sólido 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola