Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Trabalhando com Números Negativos

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os números negativos possuem importância para o sistema financeiro
Os números negativos possuem importância para o sistema financeiro

Na Matemática, os números negativos pertencem ao conjunto dos números inteiros. Nas turmas de 7º ano, esses números são trabalhados envolvendo identificação na reta numérica, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para uma melhor compreensão das propriedades operatórias, principalmente da adição e subtração, por parte dos alunos, o professor precisa criar mecanismos capazes de fornecer ao aluno, o conhecimento adequado.

Informe ao aluno de que os números negativos são opostos aos números positivos e que a adição entre eles, resulta em zero. Demonstre as inúmeras situações em que ocorre a aplicação dos números negativos, como medidas de temperatura, valores abaixo do nível do mar, atividades bancárias, entre outras situações.

Realize uma aula trabalhando com os alunos a movimentação financeira de uma pessoa junto a um banco fictício. Em uma folha representativa, forneça os dados que caracterizem um extrato bancário de uma conta corrente. Observe:



No extrato bancário de movimentação da conta corrente, os débitos são considerados retiradas e os créditos, entradas de dinheiro na conta. Portanto, os débitos são subtrações e os créditos, adições. Nesse extrato, a expressão matemática geral de todas as movimentações é expressa por:

500 – 50 – 600 + 300 + 200 – 600 + 1000 – 400 – 380

Regras envolvendo números inteiros (positivos e negativos):

Sinais iguais: soma e conserva o sinal
Sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do maior módulo

500 + 300 + 200 + 1000 = + 2000
– 50 – 600 – 600 – 400 – 380 = – 2030

+ 2000 – 2030 = – 30


De uma forma dinâmica e didática, você permite aos alunos fixar os conteúdos referentes aos números negativos e ainda obter conhecimentos prévios de Matemática financeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola