Topo
pesquisar

Trabalho fornecido por uma máquina térmica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Nos estudos sobre calorimetria, abordamos o funcionamento de uma máquina térmica. Vimos que essas máquinas trabalham em ciclos e são capazes de converter calor em trabalho. Dessa forma, elas recebem calor de uma fonte quente e fornecem o calor rejeitado para uma fonte fria.

O experimento é de baixo custo, ou seja, tem a possibilidade de ser realizado em sala de aula, visando levar ao aluno o conceito de máquinas térmicas. O experimento se propõe a mostrar os efeitos causados em um gás quando aumentamos a temperatura e também mostrar a capacidade que um gás tem de realizar trabalho.

Material

- tubo de vidro
- uma seringa
- tubo flexível (tripa de mico)
- cola
- fita adesiva
- álcool em gel
- tampa de alumínio
- placa de alumínio 3cm x 3cm (latinha de alumínio)
- placa de madeira 20cm x 15cm
- fósforo
- dois blocos de madeira (pequenos)
- arame flexível

Montando o experimento

Primeiramente, fixe a chapa de alumínio (3cm x 4cm) nos dois blocos pequenos de madeira, de forma a se tornar um suporte. Em seguida, fixe o tubo de vidro no suporte como mostra a figura acima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prenda uma das extremidades da tripa de mico no tubo de vidro e a outra na ponta da seringa (verifique se a seringa não está dura). Depois de testada, cole a seringa na placa de madeira utilizando a fita adesiva. Caso a seringa não esteja bem fixada, utilize uma chapa de alumínio para tal. Entre a tampinha de garrafa e a seringa, coloque um bloco pequeno de madeira para servir de isolante térmico.

Embaixo do suporte com o vidro, coloque a tampa de garrafa com álcool gel, acenda o fósforo e deixe por alguns minutos.

Roteiro

Peça que os alunos descrevam o que foi observado em relação ao movimento do pistão da seringa; questione-os a respeito do que provocou o movimento. Houve perda de energia para o meio ambiente? De qual forma?

Em relação ao gás, tente questioná-los sobre o que aconteceu com sua pressão enquanto a temperatura aumentava. E o mais importante, questione se houve trabalho realizado.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola