PUBLICIDADE
O uso de filmes para a complementação de conteúdos é uma estratégia interessante e simples de ser utilizada pelo professor. Assistir vídeos, mesmo que em casa, propicia uma melhor assimilação de conteúdos e enriquece a cultura geral do aluno.
Por esse motivo, sugerimos a análise do vídeo “Uma verdade inconveniente” com seus alunos. Para tal, professores de História e Geografia, juntamente com o de Biologia, podem criar uma mesa redonda com seus alunos, após a projeção deste.
Do diretor Davis Guggenhein, EUA (2006), este documentário apresenta análises do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, sobre mudanças climáticas e a crise global que se agrava a cada dia, sendo vencedor do Oscar em duas categorias.
Utilizando-se de diversos fatos e exemplos, como o furacão Katrina, Gore não só discorre sobre os problemas socioambientais que o mundo enfrenta, mas também aponta mudanças morais, culturais e ideológicas que precisam ser feitas, individualmente e globalmente.
Como são utilizadas animações, gráficos e diversos outros recursos, esta obra pode ser projetada no colégio sem tantas preocupações relativas à atenção dos estudantes. Recomendo que seja feita uma seção com este filme, em horário acessível aos alunos; seguida do debate entre estudantes e professores.
Assim, a partir das declarações de Gore, podem ser discutidos diversos conceitos relativos à degradação ambiental; e também outros aspectos, como a própria intenção de Davis em seu discurso, considerando que este democrata pretendia ser presidente dos EUA e era contrário a muitos aspectos da política de Bush.
Talvez possa ser interessante solicitar que entreguem uma resenha, com gratificação de um ou meio ponto extra.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola