Como tratar desse assunto num contexto escolar? Sabe-se que a umidade é dada pela atividade de água presente. Mas como demonstrar na prática a ação da água sobre determinados alimentos?
Você vai precisar de:
- Um pão francês
- Bolachas industrializadas.
1. Deixe estes alimentos expostos ao ar livre durante um determinado tempo (três dias), à vista dos alunos.
2. Peça a eles que toquem diariamente os alimentos a fim de verificar a textura dos mesmos.
3. Construa uma tabela para que a turma escreva suas conclusões diárias sobre a situação de cada alimento com passar dos dias.
A tabela deve ficar assim ao final do experimento:
Agora é hora de concluir: por que o pão foi ficando seco a cada dia que se passava e a reação da bolacha foi exatamente o contrário? Tudo se baseia na troca de umidade entre o alimento e o ar na qual ficou exposto.
O pão quando sai do forno contém enorme quantidade de água, mas se o mesmo for deixado ao ar livre vai perder água para o ambiente. A bolacha dentro do pacote é crocante, mas fora dele fica mole, ela adquire aspecto macio por que absorve a umidade do ar.
Os relatos descritos se relacionam com a composição do alimento: uma maior quantidade de açúcar (presente em bolachas) estimula a absorção de água, e o amido presente em pães leva ao endurecimento do mesmo.
Na verdade, todo mundo gosta de um pãozinho fresco quente e macio e de biscoitos bem crocantes. Confira uma dica para conservar esses alimentos por mais tempo: guarde-os em embalagens fechadas ou dentro da geladeira.
Agora você já sabe por que estes alimentos não ficam saborosos se expostos à umidade do ar. Que tal um lanchinho com a turma? Bom apetite!
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)