Topo
pesquisar

Umidade em alimentos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Por que pão velho é duro?

Como tratar desse assunto num contexto escolar? Sabe-se que a umidade é dada pela atividade de água presente. Mas como demonstrar na prática a ação da água sobre determinados alimentos?

Você vai precisar de:

- Um pão francês
- Bolachas industrializadas.

1. Deixe estes alimentos expostos ao ar livre durante um determinado tempo (três dias), à vista dos alunos.

2. Peça a eles que toquem diariamente os alimentos a fim de verificar a textura dos mesmos.

3. Construa uma tabela para que a turma escreva suas conclusões diárias sobre a situação de cada alimento com passar dos dias.

A tabela deve ficar assim ao final do experimento:



Agora é hora de concluir: por que o pão foi ficando seco a cada dia que se passava e a reação da bolacha foi exatamente o contrário? Tudo se baseia na troca de umidade entre o alimento e o ar na qual ficou exposto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O pão quando sai do forno contém enorme quantidade de água, mas se o mesmo for deixado ao ar livre vai perder água para o ambiente. A bolacha dentro do pacote é crocante, mas fora dele fica mole, ela adquire aspecto macio por que absorve a umidade do ar.

Os relatos descritos se relacionam com a composição do alimento: uma maior quantidade de açúcar (presente em bolachas) estimula a absorção de água, e o amido presente em pães leva ao endurecimento do mesmo.

Na verdade, todo mundo gosta de um pãozinho fresco quente e macio e de biscoitos bem crocantes. Confira uma dica para conservar esses alimentos por mais tempo: guarde-os em embalagens fechadas ou dentro da geladeira.

Agora você já sabe por que estes alimentos não ficam saborosos se expostos à umidade do ar. Que tal um lanchinho com a turma? Bom apetite!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Rótulos de alimentos: como aprender com eles?

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Você consegue explicar por que o pão tem esses furinhos em seu interior?
Estratégias de ensino-aprendizagem Química do pão
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola