PUBLICIDADE
O texto instrucional está muito presente no cotidiano dos alunos, por isso, pode ser bastante explorado em sala, não só para trabalhar as características desse tipo textual, como também para promover uma interação entre os alunos, bem como entre eles e o professor. A tão esperada aula diferente, ou mais dinâmica, que tanto nos incomoda, porque sabemos que nem sempre é possível, pode acontecer. A seguir, acompanhe algumas dicas.
- A pesquisa deve preceder toda exposição de conteúdo, pois é uma forma de o aluno tomar conhecimento do assunto e poder trocar experiências com o professor, sendo assim agente, e não uma “botija” vazia que espera ser cheia. Por isso, é importante que antes da explicação do conteúdo, seja pedido que os meninos pesquisem em casa e tragam para a sala tudo o que encontrarem sobre o texto instrucional;
- No momento da exposição, é interessante pedir que alguns falem sobre o que entenderam. Após essa fase, monte com eles a estrutura desse tipo de texto e indique quais gêneros o exemplificam. Divida a classe em grupos e indique o gênero textual que cada grupo ficará responsável para trazer exemplos e relacioná-los ao tipo textual estudado;
- Na aula seguinte, cada grupo fará sua exposição, mas como as explicações serão rápidas, porque não há a necessidade de todos falarem, é provável que uma aula seja suficiente, no entanto, se houver a possibilidade de reservar duas, a atividade poderá ser feita de maneira mais tranquila;
- Após as explicações dos grupos, indique que agora eles deverão apresentar o produto de um texto instrucional e, com isso, poderão entender na prática a importância dessa tipologia textual. Proponha que os mesmo grupos, que apresentaram os exemplos, façam receitas e tragam para serem deliciadas na próxima semana em sala ou, se achar prudente, reserve uma parte do pátio e convide uma turma para que compartilhem das experiências do grupo, entre elas: como deve ser feito o prato, o que é o gênero receita e assim por diante;
- Se quiser ampliar as produções, pode propor aos alunos que construam mapas que indiquem como a turma convidada pode chegar ao local da apresentação ou um prospecto esclarecendo quais receitas serão apresentadas etc.
Essas atividades são muito apreciadas pelos alunos, pois além de descontraídas, são duplamente saborosas, e o mais importante é que o conteúdo ficará memorizado.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras