Topo
pesquisar

Uso da parafina

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Velas: parafinas sólidas.

Ao introduzir o conceito “Alcanos” em Química Orgânica, torne a aula bem mais interessante ensinando para a turma como fazer velas utilizando uma matéria prima derivada do petróleo, a parafina.

A parafina, substância de cor branca, pertence à classe dos alcanos, estes por sua vez são também denominados de hidrocarbonetos parafínicos: compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio. A forma física depende da quantidade de carbonos, confira em Alcanos.

A estrutura molecular do alcano, correspondente à parafina, comporta mais de dezoito carbonos, o que dá à substância a forma sólida à temperatura ambiente. Esta característica poderá ser observada através do seguinte experimento, você vai precisar de:

1 barbante de algodão
1 suporte (haste de madeira ou metal)
1 forma (recipiente que dará forma à vela)
Parafina derretida


Procedimento

1 - Enrole o pedaço de barbante na haste metálica e deposite essa haste sobre a abertura da forma, conforme figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Observação: a forma poderá ser a mesma usada em cozinha, para dar forma a empadas, gelatinas, geleias, etc.

2 - Derreta a parafina e despeje na forma. Espere esfriar e pronto! Você já tem uma vela de parafina sólida.

3 - Se quiser deixar as velas mais atrativas, basta adicionar corantes de diferentes cores à parafina derretida, veja como fica:



Esta é uma ótima dica para as aulas de fim de ano (período Natalino). Além de complementar o estudo sobre o conteúdo Alcanos, os alunos ainda podem levar o objeto de estudo para decorar suas casas durante a Ceia de Natal.

Veja mais!

Parafina – estratégia de ensino sobre as diversas aplicações da parafina. 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola