Topo
pesquisar

Velocidade Média

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Observe a tirinha acima na qual o personagem Cascão chora enquanto seu amigo Cebolinha passa próximo a ele. Em um segundo momento, vemos que o Cebolinha sai correndo e após um tempinho volta com uma maleta de primeiros socorros. Por fim, o Cebolinha faz um curativo na boca do Cascão, com a intenção de calá-lo, e vai embora.

O objetivo dessa tirinha é levar ao aluno os conceitos de física de uma forma simples e divertida. Com a ajuda das tirinhas, o professor pode trabalhar os conceitos iniciais de velocidade média, esquecendo um pouco do livro didático. É interessante que o professor leve uma tirinha para cada aluno.

Primeiro momento

Em um primeiro momento é interessante que cada aluno adquira uma tirinha e reflita sobre o que está acontecendo nela. Após uma breve leitura, o professor pode iniciar um questionamento sobre os conceitos físicos abordados na tirinha. Os conceitos que o professor pode discutir com os alunos são: referencial, repouso, movimento, deslocamento, etc.

É interessante que neste momento o professor chegue à definição de velocidade escalar média e trabalhe as unidades de velocidade, no Sistema Internacional de Unidades e em outras unidades, realizando suas respectivas transformações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo momento

Após o primeiro contato, o professor, utilizando a mesma tirinha, pode montar um exemplo a fim de realizar alguns cálculos sobre velocidade. Exemplo:

Observando novamente a tirinha, vamos considerar então que os personagens Cebolinha e Cascão estejam na mesma posição. Nesse instante, Cebolinha corre em direção a sua casa, que fica exatamente a 800 m de distância, para buscar seu kit de primeiros socorros. Enquanto isso, seu amigo Cascão fica esperando por 12 minutos para receber os primeiros socorros. De acordo com o enunciado, responda as questões a e b.

a) Determine a velocidade média do Cebolinha na ida até sua casa, levando em consideração que ele percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

b) Determine o deslocamento total e a distância percorrida por Cebolinha durante os 12 minutos.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola