Topo
pesquisar

Verificando o consumo diário de energia elétrica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Um dos objetivos dos educadores é fazer com que seus alunos tenham maior interesse pela sua disciplina. No que diz respeito à Física, muitos educandos têm pavor, achando que se trata de uma matéria chata, difícil, entre outros adjetivos. Com objetivo de tornar a disciplina mais aceitável, o educador deve levar para a sala algo que a torne mais interessante. Isso pode ser feito transformando os alunos nos próprios agentes da educação, ou seja, eles devem ser os próprios pesquisadores.

Ao trabalhar o assunto “Energia elétrica” o professor pode passar uma atividade de pesquisa de campo para seus alunos. Como sabemos, todo mês pagamos uma conta de energia elétrica que se refere ao consumo diário de energia, assim, o aluno pode ficar incumbido de medir o consumo de energia elétrica de sua residência apenas fazendo observações diárias no medidor de energia.

Objetivo
Medir o consumo diário de eletricidade de uma residência.

Material utilizado
Lápis e papel

Como fazer
Anote, durante uma semana, pelo menos, a leitura do relógio medidor de energia elétrica. Primeiro, veja que tipo de medidor está instalado em sua casa. Os medidores digitais permitem uma leitura direta do consumo; e os analógicos, que têm 4 ponteiros, devem ser lidos na ordem mostrada na figura abaixo.
 

Ponteiros medidores de energia elétrica
Ponteiros medidores de energia elétrica

O valor a ser utilizado é o menor dos números entre os quais o ponteiro estiver apontando. Por exemplo, se o ponteiro do milhar estiver apontando entre os números 2 e 3, nossa leitura será 2, sem importar se o ponteiro está mais perto do número 3 ou não. Nossa leitura deverá ser 3 apenas quando o ponteiro estiver entre 3 e 4.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse tipo de medidor, os ponteiros que marcam a unidade e a centena giram no sentido horário e os ponteiros das dezenas e do milhar giram no sentido anti-horário.

A leitura do consumo diário deve ser feita sempre no mesmo horário, no final do dia, para que os intervalos entre as medidas sejam de aproximadamente 24 horas.

Com os valores medidos, faça uma tabela conforme a figura abaixo. Esta tabela contém 3 colunas: o dia da medida, a leitura do medidor e o consumo diário.

O que fazer com as medidas?

1) Gráfico do consumo diário
Estas medidas podem ser mostradas na forma de um gráfico no qual fique evidenciado o consumo em função do dia.

2) Descubra qual foi o consumo máximo e mínimo
Observando os números da tabela ou do gráfico, você poderá ver como o consumo varia a cada dia.

3) Cálculo da média do consumo durante a semana
Você pode calcular o consumo médio da semana, a partir do consumo diário.

4) Estimativa do consumo mensal
Se supusermos que a semana medida é uma semana de consumo normal, podemos estimar qual será o consumo mensal, multiplicando o valor do consumo diário médio pelo número de dias do mês. Faça isso e compare com a conta de energia elétrica.

5) Estimativa de custo mensal
Verifique em sua conta de energia elétrica o preço do kWh e calcule quantos reais foram gastos por dia com energia elétrica. Lembre-se que a sua conta final do mês terá um valor maior, pois, além do consumo, você estará pagando impostos e outras taxas.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Calcular o consumo de energia pode incentivar a mudança em pequenos hábitos, causando, consequentemente, a diminuição de gastos
Estratégias de ensino-aprendizagem Calculando o consumo de energia dos aparelhos elétricos
O multiteste também é conhecido como multímetro e pode medir tanto correntes elétricas como também resistência e tensão elétrica
Estratégias de ensino-aprendizagem Usando um multiteste
O professor de Física pode estimular os alunos a realizarem um consumo consciente de energia elétrica.
Estratégias de ensino-aprendizagem Estimulando o consumo consciente de energia elétrica
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola