Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Verificando a dilatação de um líquido

O experimento de baixo custo aqui proposto tem por objetivo mostrar o fenômeno da dilatação térmica de um líquido.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Nos estudos sobre Termologia, mais precisamente sobre a dilatação dos líquidos, vimos que não é possível estudar um líquido sem recipiente e que os recipientes também se dilatam, embora quase sempre menos que os líquidos neles contidos.

O que se observa e o que se pode medir diretamente na dilatação de um líquido é sua dilatação aparente. Por isso, além dos coeficientes de dilatação reais, é costume definir os coeficientes de dilatação aparente do álcool em vidro ou do mercúrio em vidro, por exemplo, por serem úteis na fabricação e avaliação da qualidade de termômetros de líquidos em vidro.

Portanto, podemos concluir que todos os líquidos aumentam de volume quando a temperatura aumenta. Sendo assim, propomos uma atividade experimental a fim de verificar a dilatação de um líquido. É um experimento de baixo custo que pode ser realizado por todos os alunos da sala.

Materiais utilizados

- uma lâmpada incandescente queimada
- uma rolha de borracha
- cola de silicone
- vasilha com água
- caninho fino de vidro


Montando o experimento

Inicialmente, retire do bulbo de vidro, com a ajuda de um alicate, a base de contato elétrico. Em seguida, quebre a cápsula de vidro e retire-a da lâmpada. Faça um pequeno furo na rolha de borracha de modo que o caninho de vidro fique bem fixado. Depois, encha completamente a lâmpada com água (utilize corante na água para melhor visualizar a dilatação) e coloque a rolha com o caninho, tampando o furo na base de contato.

Passe a cola de silicone na base metálica da rosca de contato, no furo da rolha e no caninho de vidro, para que fique bem isolado. Faça um suporte para a lâmpada, de modo que ela fique meio submersa na vasilha com água. Aqueça a vasilha com a água por alguns minutos e verifique o que ocorre com a água contida na lâmpada.

Discuta com os alunos que tipo de fenômeno está acontecendo com o líquido, questione-os sobre o porquê de a coluna de água ter subido etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Domiciano Marques
Graduado em Física