Topo
pesquisar

Verificando a queda de objetos sem influência do ar

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

No estudo de queda livre, hoje, um dos equipamentos mais utilizados é a fotografia múltipla. Essa técnica é usada em Física, principalmente como recurso didático, para o estudo de corpos em movimento. Sabemos que se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, na superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. Em Física, esse movimento é conhecido como queda livre dos corpos.

Podemos verificar a influência da resistência do ar na queda dos objetos (corpos) de uma forma bastante simples e descontraída. Para uma aula de queda livre, o professor pode fazer tal experimento a fim de observar a influência do ar na queda de alguns objetos. A forma que podemos aplicar é impedindo que o ar atue diretamente sobre os corpos enquanto eles caem. Para que isso aconteça, basta colocar um anteparo protetor sob os corpos, como, por exemplo, uma tampa de caixa de sapatos.

A fim de demonstrar a influência da resistência do ar nos objetos, basta colocar objetos de forma e peso diferentes (que decerto caem em tempos diferentes quando abandonados livremente da mesma altura) sobre a tampa da caixa de sapatos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização do simples experimento vamos precisar de:

- pedaço de barra de ferro
- prego
- parafuso
- papel amassado (embolado)
- uma folha de papel
- uma pena
- chumaço de algodão

Após colocar todos os objetos dentro da tampa da caixa de sapatos, peça aos alunos que prestem bastante atenção aos objetos que vão cair. Ao ter a atenção dos alunos, deixe cair a tampa com os objetos.

É claro que, se o peso influir, como afirmava Aristóteles, os mais leves devem cair depois dos mais pesados. Se a diferença no tempo de queda se deve à apenas a resistência do ar, como afirmava Galileu, todos devem cair juntos porque a tampa impede que o ar exerça sua ação diretamente sobre os corpos. O que acontece? Faça a experiência e tire suas conclusões.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola