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Visita ao museu

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Vênus de Milo esculpida em mármore.
 
Como introduzir o conceito de óxidos nas aulas de Química através de um passeio cultural? Parece difícil, mas é possível considerando as obras primas presentes em museus. O mármore usado na confecção de estátuas, por exemplo, é um óxido, só para lembrar: Todo mineral que possui oxigênio em sua fórmula pertence à classe inorgânica dos óxidos.

Mas o que tem a ver óxido com mármore? O mármore é uma rocha e não se pode esquecer de mencionar que Óxidos é o conteúdo de Química na qual as rochas estão inseridas, sendo assim, acompanhe o processo de formação das rochas metamórficas que dão origem ao mármore:

As rochas metamórficas são provenientes das rochas que passaram por uma modificação devido ao calor, elas se localizam nos lugares mais profundos da Terra onde a temperatura é mais elevada. Este tipo de rocha tem sua aplicação em obras de arte (como antigas construções e estátuas), através do mármore. O mármore pode ser encontrado em variadas cores: verde, preta, rosa ou branca.

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Aplicação do conteúdo:

Como já foi dito, o mármore pode ser altamente visualizado em museus, neste local mais sofisticado o aluno pode viajar no tempo e vivenciar a resistência do mármore nas obras primas. Não importa quantos anos se passaram, mas o mármore está lá, firme e forte! Um exemplo de obra de arte esculpida em mármore é a Vênus de Milo, essa estátua data do século II a.C, ela prova a resistência do mármore ao tempo.

A aula poderá ser um sucesso, independente do lugar onde o conteúdo for trabalhado, seja no museu, na marmoraria ou na própria sala de aula, é possível demonstrar na prática a utilização das rochas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

 
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