Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Como deixar o ensino de matemática mais atraente?

Métodos alternativos podem aumentar o interesse dos alunos em matemática
Professor escrevendo no quadro em alusão ao ensino de matemática
Matemática tem muitos usos práticos
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O ensino de matemática é um desafio, muitos alunos sentem aversão e dificuldade quando o assunto é raciocínio lógico, ou equações numéricas. Felizmente, existem métodos e estratégias para ultrapassar esta barreira e aumentar interatividade neste processo pedagógico. 

O Brasil, inclusive, desempenhou bem abaixo da média no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado em 2022. Veja um gráfico em que o Brasil é comparado com outras nações:

Fonte: OCDE - PISA

Enquanto a média dos países da OCDE fica entre 450 e 500 pontos, o Brasil registra apenas 379. O PISA é feito por alunos de 15 anos em 81 países, na edição de 2022, foram 40 mil brasileiros nesta faixa etária que participaram do exame. 

Veja mais sobre o ensino de matemática

Diante desta realidade, é necessário pensar métodos alternativos para o ensino de matemática. Veja alguns que podem te ajudar!

Matemática na prática

Uma iniciativa da Olimpíada de Matemática da Unicamp está promovendo experimentos interativos para calcular as casas decimais de Pi. Já foram feitos dois desafios, um utilizando materiais simples e geometria e outro com estatística e probabilidade.

Ainda será realizado um terceiro experimento. Até o momento, a iniciativa contou com centenas de participações e ainda premiará as 10 pessoas que chegarem mais próximo da quantidade de casas decimais que serão calculadas corretamente.

Ensino interativo de matemática 

Foi para enfrentar os desafios apresentados pelo PISA que Diego Ferraz, engenheiro de software da Porsche, criou a Minervama, uma plataforma que ensina matemática a partir de aplicações práticas da matéria.

Semanalmente, são enviadas publicações gratuitas para os estudantes que têm interesse. Conheça um pouco mais sobre esta história.

Diego Ferraz

A diferença que a matemática pode fazer na vida de um aluno

Diego é nascido e criado no Grajaú, na região sul de São Paulo, na sua época a expectativa de vida no Grajaú era menos de 60 anos. Ele conta que, logo cedo, percebeu que a educação seria o seu caminho para ter ascensão social e econômica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Começou a se dedicar no estudo em matemática até se formar engenheiro, galgar posições na Europa e começar sua carreira na BMW. Hoje em dia, ele atua na Porsche e tem o desejo de ajudar outros jovens de regiões desfavorecidas a mudarem de vida a partir do ensino de matemática. 

Ele compartilha um pouco da sua história:

"Para mim, era muito mais fácil aprender matemática do que português. Não existia exceção em matemática, ela é uma só. A partir do momento que descobri que era uma coisa que eu gostava de fazer, e vi que precisava escolher uma carreira, comecei a olhar em volta, pensei em ser professor, já dava aula, na época do cursinho para outros alunos do cursinho.

Mas, eu gostaria da matemática prática na minha vida, de modelar eventos da vida cotidiana matematicamente, como colocar ordem em um mundo tão caótico, aí decidi fazer engenharia."

Dicas para alunos com dificuldade em matemática

Ao ser questionado de dicas para estudantes com dificuldade em matemática, Diego aconselha:

"Se rodeie de assuntos relacionados a matemática, existem várias páginas muito legais de matemática, várias influencers de matemática, professores no YoutTube, Instagram. Você começa a aprender quase que por osmose esses conteúdos.

Mas, mais do que isso, começa a perceber algumas coisinhas que são explicadas somente pela matemática, a gente não estaria aqui hoje se não fosse pela aplicação da matemática. Por exemplo, computador, inteligência artificial, que é matemática pura, começar a perceber como a matemática aparece no dia-a-dia, esse é o propósito da Minerva"

 

Por Tiago Vechi

Jornalista