A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), conhecida como o Enem dos Professores, deve ser realizada no segundo semestre, segundo o Ministério da Educação (MEC). O exame avaliará 17 áreas do conhecimento, com questões gerais de formação docente e itens específicos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a PND anualmente e também aproveitará o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas). Lembrando que o Enade passou por uma reformulação para qualificar a avaliação dos cursos que formam professores da rede básica.
O MEC afirma que o fato da PND ser realizada sobre a matriz do Enade não impede dos estados estabeleçam outros critérios de seleção complementar, como prova prática ou de títulos. A pasta reitera que a PND surge como uma alternativa para selecionar professores, por meio de um instrumento que avaliará competências e habilidades gerais e específicas para a docência.
O Enem dos Professores será aplicado aos concluintes de licenciaturas e licenciados. O desempenho da prova poderá ser utilizado como mecanismo único ou complementar de seleção na oferta de vagas para professores da rede de ensino pública da educação básica.
Áreas avaliadas da Prova Nacional Docente, o Enem dos Professores
Entre as áreas de conhecimento que serão avaliadas na Prova Nacional Docente, estão:
artes visuais;
ciências biológicas;
ciências sociais;
computação;
educação física;
filosofia;
física;
geografia;
história;
letras (inglês);
letras (português);
letras (português e espanhol);
letras (português e inglês);
matemática;
música;
pedagogia;
química.
Todos os estudantes concluintes que fizeram o Enade das Licenciaturas poderão utilizar o dempenho nos processos seletivos de seleção das redes públicas de ensino dos entes federativos que aderiram à PND.
O que é e para que serve a Prova Nacional Docente, o Enem dos Professores?
A Prova Nacional Docente é um exame que será utilizado como etapa única ou complementar em concursos públicos para professores das redes municipais e estaduais de ensino.
Para a PND, serão utilizadas as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas).
Entre os objetivos da prova, conhecida popularmente como "Enem dos Professores", estão:
subsidiar a União, os estados, Distrito Federal e os municípios nos processo de seleção e ingresso no magistério da educação básica pública;
conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com vistas à continuidade de sua formação e inserção no trabalho docente;
fornecer subsídios que possam ser incorporados à formulação e à avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.
Prova Nacional Docente é uma das ações do programa Mais Professores para o Brasil.
Crédito: Divulgação.
Datas da Prova Nacional Docente 2025
Confira o cronograma da Prova Nacional Docente 2025:
Prazo de adesão no Simec: 12/02 a 17/04
Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos: 01/03 a 25/06
Inscrições: 30/06 a 11/07
Provas: novembro de 2025
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Programa Mais Professores para o Brasil
O programa Mais Professores para o Brasil foi criado com o objetivo de fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério a partir de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Entre as ações da iniciativa, estão:
Pé-de-Meia das Licenciaturas
Bolsa Mais Professores
Portal de Formação
Descontos para professores
Cerca de 2,3 milhões de professores devem ser beneficiados pelo projeto em todo o país.