Governo estadual investe em formação de professores na Bahia

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira (5) a oferta de 49.600 vagas para formação de professores em cursos de licenciatura. O número é o maior já proposto pelos estados em seus planos de ações articuladas (PAR). Os cursos serão presenciais ou a distância, priorizando as área de Pedagogia, Matemática, Química, Física e Biologia.

Ao todo, o programa envolve 417 municípios, três universidades federais, quatro estaduais e um instituto federal de ensino tecnológico, bem como do a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo principal se concentra nas escolas municipais, que terão 42 mil vagas.

Do total de 19 estados que já apresentaram o plano de formação de professores, a Bahia se destaca como o estado que tem as maiores deficiências. Pesquisas apontam que mais de 70% dos professores da rede municipal da Bahia não têm formação inicial.

As vagas em 1ª e 2ª licenciaturas e de formação pedagógica devem chegar a 360 mil, ofertadas em até dois anos aos estados que já apresentaram suas demandas de formação ao Ministério da Educação (MEC). A previsão é que sejam disponibilizadas a partir de junho de 2009.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola