Iniciativa de órgãos do Governo Federal traz o cinema para a sala de aula

Uma tentativa de proporcionar aos estudantes de todo o Brasil um contato criativo com a sétima arte.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um projeto da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), quer levar uma perspectiva diferente do cinema para as salas de aula do Brasil. O Projeto Inventar com a Diferença tem o objetivo de oferecer a oportunidade para que os alunos enxerguem o cinema não apenas como recurso didático ligado ao conteúdo dos filmes, mas também como experiência inventiva e estética

A expectativa dos idealizadores do Inventar com Diferença é contemplar aproximadamente 5.400 estudantes da rede pública de educação. Em janeiro deste ano, aproximadamente 500 professores de 300 escolas públicas brasileiras foram capacitados para desenvolver o projeto com os alunos dos ensinos médio e fundamental. Os mediadores do projeto visitam periodicamente as escolas selecionadas para acompanhar o trabalho dos professores, disponibilizando equipamentos e toda a infraestrutura necessária para a realização dos exercícios e trabalhos finais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de todo material didático que faz com que os alunos se aprofundem no mundo cinema, o projeto traz exercícios criativos como, por exemplo, o que propõe aos educandos a produção de um vídeo de até um minuto com câmera fixa no tripé. Uma produção livre que desperta nos participantes um pensamento crítico em relação ao mundo e às imagens que o cercam.

Na última etapa do projeto a UFF fará a seleção dos materiais produzidos para exibição no site do projeto e para integrá-los à programação da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul deste ano. 

Por Rafael Batista
Estagiário de Jornalismo