Inscrições para 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas estão abertas

Colégios com alunos do ensino fundamental e médio podem se cadastrar até 31 de março. Mais de 6.500 candidatos serão premiados.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Começa hoje, 23 de fevereiro, o período de inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa). Podem se cadastrar escolas públicas municipais, estaduais e federais com alunos do ensino fundamental e do ensino médio. O prazo vai até 31 de março. 

Faça a inscrição da sua escola

A Obmep será constituída por duas fases. Conforme este cronograma, a primeira ocorrerá em 2 de junho nas próprias escolas. Os inscritos responderão 20 questões de múltipla escolha. Do total de alunos, os 5% com melhor pontuação serão selecionados para a 2ª etapa, a ser realizada em 12 de setembro. Na ocasião, eles farão questões discursivas que serão corrigidas pela Coordenação Geral das olimpíadas.

Acesse o regulamento

O resultado sairá em 27 de novembro. Ao todo, serão premiados 6.500 candidatos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata e 4.500 com medalhas de bronze. Haverá, ainda, até 46.200 certificados com menção honrosa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. Segundo o regulamento, serão contemplados 1.029 profissionais, sendo 870 com diplomas e com um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). Além desses prêmios, 159 também ganharão um tablet. As escolas e as Secretarias Municipais de Educação serão premiadas com kit esportivo, material didático e troféu. 

No ano passado, houve o registro de 18 milhões de inscrições, mais de 46 mil escolas públicas da educação básica participantes em aproximadamente 5 mil municípios. Todos os anos a Obmep prepara 30 medalhistas de ouro para competições internacionais. 

Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola