PUBLICIDADE
Em portaria publicada no Diário Oficial na última quarta-feira, 09, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) institui um programa para apoiar projetos institucionais de melhoria dos cursos de licenciatura, o Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência.
O Prodocência tem como objeto o apoio financeiro a projetos que visem contribuir para a elevação da qualidade das licenciaturas, na perspectiva de valorizar a formação de professores para a educação básica.
O programa visa promover projetos pedagógicos que contemplem novas formas de gestão institucional e revisão da estrutura acadêmica e curricular dos cursos de licenciatura; experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, inclusive com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes.
Há, ainda, a intenção de estimular as propostas de integração da educação superior com a educação básica, bem como apoiar propostas que se orientem para a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura.
O apoio a implementação de novas propostas curriculares para a formação de professores também é contemplado pelo Prodocência, assim como o amparo a ações que promovam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos educadores.
As licenciaturas participantes devem contemplar os níveis de atuação docente na Educação Básica e será exigida das instituições estaduais e municipais uma contrapartida financeira.
O programa será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES.
Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola