Lula lança projeto para formação superior de docentes da educação básica

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Em solenidade realizada nesta quinta-feira em Brasília, o presidente Luis Inácio Lula da Silva lançou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O projeto do Ministério da Educação, MEC, pretende alcançar 330 mil professores atuantes na educação básica e que ainda não são graduados. Aqueles que lecionam em áreas diferentes das que são formados ou que necessitam de complementação nos estudos também serão beneficiados.

A medida será efetiva por meio de um regime de colaboração entre União, estados e municípios. Já são 21 estados com demandas de formação especificadas em um plano estratégico, que assinaram na solenidade um acordo de cooperação técnica com o governo federal.

Cerca de 90 instituições de educação superior, entre universidades federais, estaduais e institutos federais, envolvidas na oferta de cursos. Serão oferecidos cursos tanto na modalidade presencial como a distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), e alguns já devem começar no segundo semestre deste ano. Outros têm início previsto para 2010 e 2011.

Além do plano nacional, o governo federal lançou outras medidas de apoio à carreira do magistério nesta quinta-feira, como a mudança no Programa de Financiamento Estudantil, FIES, para os cursos de licenciatura e a complementação da União para o piso salarial do professor.

* com informações do MEC

Veja mais:
Entenda como funciona a UAB
Saiba mais sobre o FIES

Por Wanessa de Almeida