Mais de 18 milhões de estudantes estão inscritos na 10ª Olimpíada de Matemática

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terá a participação de 18.187.971 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. As escolas puderam realizar as inscrições até o dia 21 de março. 

O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 3.497.224, seguido por Minas Gerais, com 1.936.366. Ao todo, serão 46.698 escolas participantes, de 5.533 municípios. 

Os mais de 18 milhões de participantes foram divididos em três níveis, de acordo com a escolaridade: nível I) 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível II) 8º e 9º ano do ensino fundamental; nível III) ensino médio. A divisão também vale para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A primeira fase da olimpíada ocorrerá no dia 27 de maio, nas próprias escolas, e consistente em uma prova objetiva com 20 questões objetivas de múltipla escolha. As escolas farão a correção das provas e selecionarão para a segunda fase até 5% dos alunos com melhor pontuação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No dia 13 de setembro, os classificados para a segunda fase terão que responder seis questões discursivas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. Nessa etapa as provas serão corrigidas por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada. O anúncio dos vencedores será em 1º de dezembro.

Prêmio

Este ano, serão distribuídas aos alunos 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas. Todos os medalhistas são convidados para integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) de 2015.

A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. A OBMEP vai premiar os docentes com 1029 diplomas e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática e dará também um tablet para 159 deles, de acordo com o regulamento da Olimpíada. As escolas e as Secretarias Municipais de Educação serão premiadas com kit esportivo, material didático e troféu.

Por Adriano Lesme
Coordenador Editorial do Brasil Escola
*com informações da Agência Brasil