MEC disponibiliza caderno da Rede de Saberes na internet

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou ontem (24) a consulta ao caderno Rede de Saberes, dirigidos aos professores das cinco mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação, além de outros dois destinados a diretores das escolas e gestores das redes estaduais e municipais e para motivar o debate da educação integral.

Os documentos foram elaborados por educadores e especialistas sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). A ideia principal é ampliar o debate nacional sobre educação, relatar modos de fazer educação integral em parceria com as comunidades e auxiliar a prática dos professores.

O caderno dirigido aos professores lembra logo no início que toda escola está inserida em uma comunidade com especificidades culturais e apresenta uma série de perguntas: quem são os nossos alunos? Que experiências possuem? O que pensa a comunidade? Como os moradores da localidade utilizam a escola?

Na busca de respostas para cada realidade, o documento mostra como os educadores podem entrelaçar os conhecimentos de disciplinas que lecionam, como matemática, português e ciências, com os saberes tradicionais daquela comunidade. O objetivo é desenvolver o diálogo entre as disciplinas e, destas, com os temas transversais e com os saberes e práticas da escola e da comunidade.

Segundo o coordenador-geral de ações educacionais complementares, Leandro Fialho, é importante que professores, gestores, diretores, estudantes, pais compreendam que a educação não se realiza somente na escola, mas em todo o território e que a escola deve expressar o projeto da comunidade. A educação integral, diz, abre espaços para que isso aconteça. Os cadernos serão impressos e enviados às escolas do programa, mas já podem ser consultados no Portal do MEC.

Este ano, o programa Mais Educação atende cinco mil escolas públicas do ensino fundamental em 129 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais, além de 100 escolas do ensino médio de dez estados.

No conjunto das escolas que receberão recursos do MEC durante o ano para oferecer atividades no contraturno das aulas, estão aquelas que, em 2007, registraram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 3,5 pontos, os municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e cidades com mais de 50 mil habitantes próximas das regiões metropolitanas.

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola