MEC lança cadernos para debater o currículo na rede pública

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O currículo escolar está em debate. A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) enviou às escolas 740 mil kits da publicação “Indagações Curriculares” visando estimular o debate nacional entre professores, diretores e sistemas estaduais e municipais de ensino neste início de ano letivo.

A secretaria pretende, com o documento, provocar a unidade nacional e respeito à diversidade própria das diferentes regiões do país. “A diversidade, a cultura, todos os aspectos regionais devem ser preservados e incentivados”, diz Carlos Artexes, diretor de concepções e orientações curriculares da SEB.

As indagações estão divididas em cinco cadernos temáticos, são eles:

Currículo e desenvolvimento humano – Traz uma reflexão sobre o tema tendo como referência conhecimentos de psicologia, neurociências, antropologia e lingüística.

Educando e educadores: seus direitos e o currículo – Ressalta a importância do trabalho coletivo dos profissionais da educação na construção de parâmetros de sua atividade.

Currículo, conhecimento e cultura – Aborda a construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática, que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos de construção do processo ensino-aprendizagem.

Diversidade e currículo – Apresenta reflexões colocadas por educadores nas escolas e em encontros da categoria: que indagações a diversidade traz para o currículo? Como a diversidade é pensada nos espaços sociais? Como lidar de modo pedagógico com a diversidade?

Currículo e avaliação – O texto faz considerações sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola, avaliação da escola e do sistema escolar.

Veja a íntegra dos cadernos no Portal do Ministério da Educação.

Mapeamento

A organização curricular também é tema de estudo. A SEB iniciou uma pesquisa sobre o tema a nível estadual e municipal após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que entrou em vigor em 1996.

Neste ano, a secretaria deve realizar oito encontros regionais e um encontro nacional sobre currículo. A agenda está sendo preparada em parceria com uma série de entidades, entre elas, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

*Com informações do Ministério da Educação

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola