MEC oferecerá formação continuada a 100 mil professores em 2010

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cerca de 100 mil professores dos anos iniciais do ensino fundamental serão beneficiados com o programa Pró-Letramento em 2010. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com 19 universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com a adesão de estados e municípios.

Por meio da iniciativa, educadores no exercício do magistério podem fazer dois tipos de formação: um curso de alfabetização e linguagem e outro de matemática, que combinam encontros presenciais com atividades individuais durante oito meses. Criado em 2005, o Pró-Letramento já qualificou cerca de 254 mil profissionais.

De acordo com a coordenadora geral de formação de professores da Secretaria de Educação Básica, Helena Costa Lopes de Freitas, enfrentar os desafios das crianças no aprendizado da leitura e da escrita é um dos motivos que deve estimular o professor a ampliar sua formação. Outras motivações são a atualização dos conteúdos, a elevação da auto estima e o enfrentamento do fracasso escolar.

Informações sobre o programa, manuais e materiais de estudos estão na página eletrônica da Secretaria de Educação Básica.

* com informações do MEC

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola