MEC propõe extinguir a divisão de disciplinas no Ensino Médio

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) apresentou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de extinguir a divisão de disciplinas no Ensino Médio. A ideia é que as 12 matérias atuais sejam redirecionadas para quatro áreas do conhecimento: línguas; matemática; exatas e biológicas; ou humanas.

Para demonstrar como seria, na prática, essa mudança, o MEC está organizando para Agosto quatro oficinas em escolas públicas das regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Elas serão realizadas no sábado e contarão com a presença não só dos professores, mas também dos alunos, que são os principais interessados na proposta.

Esse mesmo projeto será debatido em audiência pública, a ser realizada pelo CNE no dia 1° de junho, das 13h às 18h.

A implantação desta mudança no sistema público de ensino ficará a cargo dos estados, que têm autonomia para rejeitar ou acatar a proposta. O MEC garante suporte técnico e financeiro para os estados que aderirem ao projeto.

Mais mudanças

Outras duas propostas do MEC são o aumento de 25% na carga horária estudantil (de 2.400 para 3 mil horas) e que o aluno possa escolher 20% de sua grade curricular. Desse modo, um estudante que visa seguir carreira em Engenharia pode aprofundar seus conhecimentos nas áreas de matemática e exatas.

Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola