MEC prorroga prazo de inscrições para curso de licenciaturas para professores

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo para incrições aos cursos oferecidos pela Plataforma Freire, plano do governo destinado professores da educação básica que não possuem curso de licenciatura. O procedimento poderia ser realizado até hoje (31), mas agora os docentes tem até 09 de agosto para realizar pré-inscrição, por meio deste link.

De acordo com o ministro, a Plataforma Freire concretiza o acesso do professor à universidade, conforme prevê o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, lançado em 28 de maio. “São vagas carimbadas para os professores em serviço”, explica.

São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011, sendo 54 mil só para o segundo semestre deste ano, em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.

Para atender aos pedidos das secretarias estaduais e municipais de educação, que somam 331,4 mil vagas, o MEC organizou o ingresso nos cursos distribuídos entre 2009 e 2011. O investimento, segundo Haddad, será de R$ 1,9 bilhão, sendo R$ 250 milhões em 2009.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Plataforma

O ritual da formação começa quando o professor entra na Plataforma Freire, cadastra seu currículo (e o mantém atualizado), escolhe e se inscreve em um curso e faz mais duas opções.

Os passos seguintes são da secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence: ela analisa e valida a inscrição e autoriza a participação do professor no curso e comunica à universidade parceira.

Já a universidade pública ou um instituto federal que recebe o pedido da secretaria matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica.

* com informações do MEC

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola