MEC quer aumentar obrigatoriedade do ensino

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) enviou na última terça-feira (28) uma proposta de mudança ao Palácio do Planalto para aumentar a obrigatoriedade do ensino no país de nove para 14 anos. Se a proposta for aprovada, as crianças serão matriculadas nas escolas da rede pública de ensino aos quatro anos, na pré-escola. Os estudantes cursarão o ensino fundamental dos seis aos 14 anos de idade, e o médio dos 15 aos 17.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a escola, mais chances elsa têm de chegar ao fim do ensino médio. Um recente estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) revela que este percentual pode chegar a 32%.

A proposta está sendo discutida com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos dirigentes Municipais e Educação (Undime) para ser efetivada em cinco ou seis anos. Segundo o ministro Fernando Haddad, a concretização do projeto será feita em harmonia com os governos estaduais e municipais.

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola