MEC: secretarias municipais já podem inscrever professores em cursos de diversidade

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As secretarias municipais de educação que solicitaram, em 2008, cursos de qualificação de professores nas áreas de diversidades, já podem inscrevê-los. As inscrições devem ser feitas diretamente no portal da universidade pública integrante da Rede de Educação para a Diversidade, que atenderá ao município.

Para o professor ter direito ao curso, a secretaria municipal de educação deve ter solicitado a formação no Plano de Ações Articuladas (PAR). O curso é gratuito e semipresencial, em um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na sua cidade ou município próximo, cuja relação pode ser consultada pela internet.

Os cursos disponíveis são nas áreas de diversidade e cidadania, relações étnico-raciais, gênero e diversidade, educação de jovens e adultos, do campo, ambiental, integral e integrada.

Segundo a coordenadora da rede na Secad, Natália Duarte, o objetivo desse tipo de qualificação é motivar os professores a incorporar no seu cotidiano rotinas de estudo e atualização. Além disso, os cursos qualificam o professor para conhecer e interagir melhor com seus alunos, a dissipar preconceitos e a se reencontrar com a profissão.

Cada curso tem entre 180 e 200 horas, mas o professor que fizer dois ou mais cursos de extensão terá somado horas para obter da universidade certificado de especialização. O início da formação está previsto para agosto.

* com informações do MEC

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola