PUBLICIDADE
O gabarito preliminar da PND 2025 está disponível. A prova foi aplica no domingo, 26 de outubro, em 750 cidades e no Distrito Federal, para 1.086.914 inscritos.
Confira o gabarito da PND 2025!
Será possível interpor recursos sobre o gabarito preliminar entre hoje, 28, e amanhã, 29. O gabarito definitivo sairá no dia 11 de novembro.
O exame foi composto por uma Formação Geral Docente, com 30 questões objetivas e uma discursiva, e um Componente Específico, com 50 questões objetivas direcionadas a cada área avaliada.
Esta foi a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), conhecida como CNU dos Professores. O exame será realizado anualmente como pare do programa Mais Professores para o Brasil e pretende auxiliar estados e municípios na seleção de professores.
Leia também: entenda como funciona a Saeb 2025
Inscritos na PND 2025
Na primeira edição da PND, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 1.086.914 inscrições. Das áreas avaliadas, Pedagogia lidera com 560.576 candidatos, Letras em seguida com 73.187 inscrições e Matemática em terceiro com 72.530.
Confira a distribuição das inscrições da Prova Nacional Docente por estado:
Crédito: Divulgação / Inep.
Datas da PND 2025, o CNU dos Professores
Veja, abaixo, as principais datas da Prova Nacional Docente 2025:
-
Provas: 26/10
-
Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28/10
-
Gabarito definitivo: 11/11
-
Resultado: 10/12
O que é e para que serve a Prova Nacional Docente (PND), o CNU dos Professores?
A Prova Nacional Docente é um exame que será utilizado como etapa única ou complementar em concursos públicos para professores das redes municipais e estaduais de ensino.
Para a PND, serão utilizadas as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas).
Entre os objetivos da prova, conhecida popularmente como "Enem dos Professores", estão:
-
subsidiar a União, os estados, Distrito Federal e os municípios nos processo de seleção e ingresso no magistério da educação básica pública;
-
conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com vistas à continuidade de sua formação e inserção no trabalho docente;
-
fornecer subsídios que possam ser incorporados à formulação e à avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.
Por Jade Vieira
Jornalista