Presidente Lula sanciona acordo ortográfico da Língua Portuguesa

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (29), em evento na Academia Brasileira de Letras (ABL) no Rio de Janeiro, o decreto de modificação e regulação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As regras terão validade a partir do dia 1º de janeiro de 2009.

Acordo ortográfico

O acordo visa simplificar e aprimorar a Língua Portuguesa, facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico e a difusão da literatura em Língua Portuguesa entre os países da comunidade lusitana: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

Até 2012 estarão válidas a nova grafia e a anterior. A partir de 2010 os livros didáticos deverão estar adequados às novas regras e, para isso, o Ministério da Educação (MEC) já iniciou o processo de substituição dos livros. No decorrer de 2009 serão usados os livros escritos das duas maneiras.

Segundo o MEC, a mudança na ortografia será de 0,8% no Brasil e 1,3% nos demais países.

Atualmente, mais de 200 milhões de pessoas falam o Português, o que o coloca em quinta posição na lista de idiomas mais falados do mundo. Até então, o Português era a única língua ocidental a adotar duas grafias.

Por Simone Bastos
Equipe Brasil Escola