Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Professor utiliza teatro para ensinar ciência aos seus alunos

Projeto NUTEC do Colégio Qi já planeja apresentações em teatro profissional no Rio de Janeiro.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um professor de física no Rio de Janeiro está utilizando o teatro como ferramenta para trabalhar em sala de aula temas interdisciplinares. Márcio Medina criou o Núcleo de Teatro Científico (NUTEC) do Colégio Qi, que desde 2007 apresenta espetáculos com temas ligados à filosofia, história e natureza da ciência. Uma das peças, por exemplo, adapta para o teatro a obra “A Vida de Galileu”.

O elenco das peças é formado pelos próprios alunos do ensino médio, que acabam aprendendo sobre o tema ao se apresentarem. Eventualmente, alunos do ensino fundamental e professores também participam das peças. O projeto de tão certo acabou virando a dissertação de mestrado de Márcio Medina: “O teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência”.

De acordo com o professor, o esforço do NUTEC está em aproximar as áreas de Exatas e Humanas e tentar desmitificar que arte e ciência são áreas distantes. “O próprio Leonardo da Vinci era escultor, pintor, engenheiro e cientista”, comenta Márcio Medina.

Apesar dos poucos anos e existência, o NUTEC já conquistou prêmios importantes, como os de Melhor Figurino e Melhor Cenário, em dois anos consecutivos do Festival Intercolegial de Teatro do Colégio Notre Dame (RJ), e o de Melhor Espetáculo Adulto, na edição 2012 do evento. Para este ano o projeto planeja uma apresentação em um teatro profissional no Rio de Janeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Peças

O sucesso de Galileu, em 2007, estimulou a montagem, no ano seguinte, de Oxigênio, que fala sobre a descoberta do elemento. Em 2009, em comemoração ao Ano Mundial da Astronomia, Galileu foi remontada, e o grupo realizou dez apresentações para alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Em 2010 e 2011, a peça escolhida foi Frankenstein, de Mary P. Shelley. Em 2012, além de montarem O Inimigo Invisível, que fala sobre a luta de um médico contra a febre puerperal, pela primeira vez o NUTEC montou uma peça infanto-juvenil, Aniversol, que fala sobre o aniversário do Sol.

Mais informações sobre o NUTEC podem ser obtidas pelo telefone (21) 3461-4616.

Por Adriano Lesme
Equipe de Conteúdo do Brasil Escola