Projeto da UNEB vinculado ao MEC capacitará novos professores que atuarão em oito campi da instituição

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O projeto da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, A Docência Partilhada: Universidade e Escola como Espaços que Favorecem a Construção dos Elementos Essenciais à Docência, é destaque em seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), inicativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Mais de 200 estudantes e professores da instituição vão integrar o projeto que é composto por 11 subprojetos que serão coordenados por docentes de oito campi da universidade. Os selecionados vão atuar em 20 escolas públicas, nos municípios de Teixeira de Freitas, Jacobina, Caém, Conceição do Coité, Quixabeira, Itaberaba, Ipiaú, Euclides da Cunha, Irecê, Alagoinhas e Salvador.

Para orientar sobre as atividades do projeto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vai realizar uma videoconferência no dia 29 de janeiro que será transmitida do Teatro UNEB (Campus I, em Salvador), a partir das 8h30, para os oito campi do interior do estado que tiveram seus subprojetos beneficiados pelo Pibid.

Essa é a segunda edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Na primeira edição, em 2008, a Capes destinou R$ 70 milhões para apoiar a formação de professores da educação básica e antecipar o ingresso dos graduandos no ambiente escolar.

Um dos objetivos do programa é aumentar a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC, que deseja elevar o Ideb nacional para 6 (atualmente está em 3,8), até 2022.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UNEB

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola

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