UAB oferecerá especialização em educação do campo

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) começa este ano a especialização em educação do campo nas cinco regiões do país. O curso atenderá 3.280 professores da educação básica que lecionam em escolas rurais nos municípios próximos a 77 polos da UAB. A formação a distância será feita por oito instituições públicas de ensino superior integrantes da Rede de Educação para a Diversidade.

Os coordenadores dos cursos de especialização na temática do campo das oito instituições de ensino superior estão reunidos em Brasília, até esta quarta-feira, 18, para definir a formação de tutores e apresentar o calendário das aulas. A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por exemplo, fará o curso de abril de 2009 a setembro de 2010. Os 350 professores selecionados pelos municípios para o curso a distância da UFES serão atendidos em dez polos da UAB no estado.

Participam do encontro, coordenadores das universidades federais de Alagoas (UFAL), que formará 100 professores, em dois polos; do Espírito Santo (UFES), 350 professores, em dez polos; do Paraná (UFPR), 350 professores, em dez polos; de Mato Grosso do Sul (UFMS), com 250 professores e oito polos; de Brasília (UnB), com 100 professores e quatro polos; as universidades estaduais de Montes Claros (Unimontes/MG), com 780 professores e 13 polos; e do Maranhão (Uema), com mil professores e 20 polos; e o Instituto Federal do Pará, que atenderá 350 professores em dez polos.

Para os docentes com ensino médio, o ministério criou uma licenciatura específica, também oferecida por universidades públicas. Em 2009, além da especialização, o MEC lançará editais para cursos de aperfeiçoamento em educação do campo com carga horária de 180 a 220 horas, via UAB.

Atualmente, as escolas do campo somam mais de 40 mil professores sem licenciatura. A maioria leciona sem qualificação adequada à escola rural, além de não ter curso superior.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola