UFRJ realiza Dia Mundial da Filosofia no Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será o local de realização do I Dia Mundial da Filosofia no Brasil.

O evento surgiu em comemoração à data criada pela UNESCO, em 2002, e será realizado no dia 19 de novembro. A equipe do Dia Mundial da Filosofia no Brasil é formada por estudantes e professores da UFRJ e recebe o apoio institucional de diversos colaboradores e parceiros da Filosofia.

A programação do evento contará com atividades como o Ciclo de Diálogos Dia Mundial da Filosofia no Brasil, com cinco palestrantes convidados e a disponibilização de um espaço multimídia de Filosofia, cujo objetivo principal é ampliar as possibilidades de compreensão desta ciência. O encontro promoverá, ainda, o Concurso A Filosofia e o Brasil, em âmbito nacional, para estudantes de Filosofia, premiando os textos selecionados com a publicação neste website.

O projeto pretende colaborar com iniciativas em prol da Filosofia, atuando como um canal aberto entre esta ciência e todos aqueles que buscam nela o conhecimento para a vida. O evento estará aberto para filósofos, estudantes, artistas, educadores e todo o público interessado.

O Dia Mundial da Filosofia no Brasil também promoverá o concurso nacional A Filosofia e o Brasil com o objetivo de reunir várias perspectivas sobre o tema e lançar um olhar amplo sobre o estudo da Filosofia no país. A iniciativa irá premiar estudantes de graduação em Filosofia de todo o país com a publicação de seus textos no website do projeto, com link nos sites da UNESCO do Brasil e internacional.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola