Unesp, Unicamp e USP oferecem lato sensu para professores da rede estadual

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Governo do Estado de São Paulo oferecerá cursos de pós-graduação lato sensu aos professores da rede estadual de ensino em parceria com três universidades paulistas - Unesp, USP e Unicamp. A Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente), responsável pelo programa, foi instituída através de decreto assinado governador José Serra na última segunda-feira, 29.

A Redefor oferecerá cursos de especialização a distância com atividades presenciais para 30 mil professores da rede pública de 2010 a 2012. Serão 16 cursos com carga horária de 360 horas, no âmbito da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, da Secretaria da Educação.

A meta é contemplar as 13 disciplinas dos currículos do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. O programa também oferecerá especialização em Gestão da Escola para os diretores, Gestão de Currículo para professores-coordenadores e Gestão da Rede Pública para supervisores de ensino. O investimento estimado é de cerca de R$ 109 milhões.

Previstos em duas etapas, os cursos terão início já no segundo semestre de 2010. A etapa 2010-2011 prevê a capacitação de 10 mil professores. Os demais serão contemplados na etapa 2011-2012.

A Unesp oferecerá 5.750 vagas em cursos de especialização para professores de Língua Inglesa, Filosofia, Arte, Química e Geografia, sendo 1,8 mil na primeira etapa. A Unicamp disporá de 12.050 vagas em cursos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, História e Educação Física, das quais 4.050 na primeira fase. A USP ministrará cursos em Ciências, Biologia e Sociologia, além das especializações em Gestão. Na primeira etapa a USP oferecerá 4.060 vagas.

Os critérios para seleção serão divulgados por meio de resolução que será publicada no Diário Oficial do Estado.

Por Gabriele Alves
Equipe Brasil Escola

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)