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Como dar autonomia ao estudante cego no aprendizado de Física levando em consideração o formato apresentado nos livros didáticos comuns? Esta foi a premissa que levou o professor Alexandre de Oliveira Martins a desenvolver o Glossário de Mecânica em seu mestrado, projeto que desenvolveu símbolos em relevo, com pontos semelhantes ao do Sistema Braille, para representar figuras de elementos típicos da disciplina.
A professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, Adriana Gomes Dickman, uma das orientadoras do projeto, diz que a motivação para a criação do Glossário de Mecânica foi a percepção de que os textos escolares são traduzidos para o braile, mas que a representação ou descrição das figuras fica sob responsabilidade do professor ou outra pessoa, tirando a autonomia do estudante e dificultando a interpretação de tópicos básicos da parte de Mecânica como blocos, cordas, molas, roldanas e vetores. Quando há a tentativa de trazer um relevo para os símbolos, o mais comum nas salas de aula é a reprodução com barbante, macarrão e materiais de mais fácil acesso.
"O glossário é uma forma final que arranjamos para agrupar os símbolos criados, suas regras e algumas situações em que eles podem ser usados", Adriana Gomes Dickman - professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas
Produto para a sociedade
De acordo com Adriana, o glossário e o software estarão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em utilizá-los e que faça a solicitação à PUC Minas. "Acreditamos que contribuiria muito para o professor ou centros de atendimento a estudantes cegos, por causa da facilidade de imprimir as figuras em série, necessitando apenas de uma impressora braile", ressalta.
Responsável pelo projeto, Alexandre estuda, ainda, as barreiras que os estudantes e professores encontram nas salas de aulas. "Há que ter sala multifuncional nas escolas, o que é raro de se encontrar", ressalta. Para o professor, o material desenvolvido é importante por ser mais acessível aos educadores e seus alunos.
Como funciona o software?
Inicialmente, os símbolos foram desenvolvidos em um software gratuito e em inglês de manuseio mais difícil, já que era preciso que o usuário (professor) desenha-se cada item manualmente. Agora, Alexandre ampliou o projeto em seu doutorado - o qual ainda está em andamento - elaborando todos os demais símbolos necessários para a representação de qualquer figura ou diagrama de Mecânica.
Com a ampliação dos símbolos em relevo e a necessidade de uma ferramenta com maior alcance social, o professor Alexandre de Oliveira buscou a implementação de um software PDC (Physics Diagram Creator) para a construção do glossário. O software foi desenvolvido pelo aluno de iniciação científica Gabriel César Braga, do curso de Engenharia Mecânica da PUC Minas, e possibilita que qualquer professor que trabalhe com estudantes cegos possa escolher as figuras a serem impressas, já que a representação está pronta no formato digital.
Em relação ao formato das figuras, o glossário criado utiliza os pontos para dar noção de preenchimento ou vazio em uma roldana, por exemplo. Diferentes símbolos são representados pelos pontilhados que se assemelham o braile, o que facilita ao estudante a noção física do que está representado no livro, já que a descrição feita pelos professores é capaz de criar uma imagem para o aluno.