USP cria curso a distância voltado para professores da educação básica

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) irá realizar em agosto o primeiro vestibular para o curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância. Ao todo, são 360 vagas distribuídas entre os polos de aulas presenciais instalados em São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

O curso é voltado para professores que atuam na educação básica, mas não tem qualificação adequada. Estimativas apontam déficit de cerca de 200 mil professores em ciências no país.

O processo seletivo será organizado pela Fuvest e os docentes serão beneficiados com adição de nota no certame final, conforme os seguintes sistemas de bonificação:

• 12% para professores em exercício sem formação superior;
• 9% para professores em exercício com formação superior;
• 6% para licenciados com experiência docente;
• 3% para estudantes que concluíram o Ensino Médio há pelo menos quatro anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A expectativa da universidade é abri o período de inscrições em julho e realizar as provas no mês seguinte. As aulas têm início programado para 21 de setembro. Os encontros presenciais serão realizados aos sábados.

Para participar, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 30. Em 2010, a seleção para as vagas do curso a distância será englobada ao vestibular Fuvest. Por isso, o ingresso da segunda turma de licenciatura em ciências será para 2011.

O curso é de iniciativa da USP e pode vir a fazer parte da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa proposto pelo governo estadual. A USP avalia ainda a possibilidade de oferecer outros cursos, como Pedagogia e as licenciaturas em Matemática e Biologia.

Por Wanessa de Almeida
Equipe Brasil Escola