USP lança hoje Programa de Pré-Iniciação Científica

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Universidade de São Paulo (USP) realiza às 14h de hoje (26) a cerimônia de lançamento do Programa de Pré-Iniciação Científica, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Ao todo, 380 alunos de escolas públicas foram selecionados para o Programa.

A cerimônia de lançamento será realizada no auditório FEA-5, localizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo).

Este projeto envolverá estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio em atividades científicas da USP. A partir do dia 06 de outubro, os 380 alunos de escolas públicas do primeiro e do segundo ano do ensino médio (com idade entre 15 e 18 anos) selecionados participarão do programa, quando dedicarão oito horas semanais, durante o período letivo, para o desenvolvimento de atividades científicas.

Durante as férias escolares, esta carga horária dobra, subindo para 16 horas semanais. A seleção destes alunos foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação e teve como critério o desempenho escolar de cada inscrito.

Estes estudantes terão oportunidade de conviver, nos laboratórios e junto a grupos de pesquisa da USP, com os procedimentos e as metodologias adotadas na pesquisa científica de todas as áreas do conhecimento.

Auxílio

Cada selecionado receberá uma bolsa de estudo no valor de R$ 150 mensais durante um ano para atuar em um total de 160 projetos de pesquisa de 35 unidades da USP nos municípios de São Paulo, Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. As atividades dos alunos acontecerão sob a supervisão de 266 pesquisadores da universidade e 63 professores de suas escolas de origem (estes também receberão bolsa de R$ 150 por mês).

Por Camila Mitye
Equipe Brasil Escola