Quando o assunto é estudo, é importante esclarecer que os alunos podem compreendê-lo de forma diferente, visto que para alguns estudar nem sempre tem o significado de meta ou objetivo. Alguns não gostam, outros não entendem a vantagem de estudar, em razão disso levantam a discussão sobre a necessidade e a obrigatoriedade de aprender conteúdos preestabelecidos.
Para que os alunos possam ter uma outra percepção do aprendizado que ultrapasse a obrigação, propõe-se uma prática que deve fazer parte do projeto de vida dos mesmos:
• Dispostos em círculos, inicie uma conversa perguntando qual profissão gostariam de exercer futuramente;
• Discuta com eles a necessidade de estudar para se aperfeiçoar na profissão mencionada. A conversa estimula o relacionamento interpessoal, o reconhecimento de valores, a reflexão crítica, a capacidade de expressar;
• Conduza os alunos a considerar o ponto de vista do outro;
• Exponha algumas técnicas utilizadas, como por exemplo, ler em voz alta;
• Discuta também a visão dos alunos sobre as condutas esperadas de um estudante.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola