É muito comum que a escola se concentre mais na recepção dos novos alunos do que dos novos professores. Mas, a verdade é que todos devem ser bem recebidos, pois farão parte de uma equipe que deve ser, antes de tudo, unida. Além disso, ser educado com os demais é uma função social básica para o bom convívio.
Assim, direção e coordenação da escola, juntamente com os professores veteranos, podem se reunir para descobrirem formas prazerosas e divertidas para dar as boas vindas aos novatos.
É muito importante que o professor recém-chegado se sinta a vontade no ambiente de trabalho futuro e, para isso, um único sorriso não basta.
Este é um assunto delicado para a maioria das escolas que se importa com a unidade. O fluxo de professores atrapalha a formação da identidade de uma equipe e, portanto, a rotatividade de profissionais não é benquista pela direção.
Por outro lado, os novos alunos estão mais preocupados com as lembranças da antiga escola do que com a possibilidade de firmarem novas amizades e criarem novos laços. Estão em sala de aula, mas com o pensamento na ex-professora ou no coleguinha que sentava ao lado. Por isso, a equipe escolar deve pensar em métodos que gerem conforto e familiarização nesses alunos.
Pesquisando e pensando em maneiras para promover a integração da equipe antiga com a nova e dos alunos veteranos com os novatos, aponto a seguir abordagens que considerei eficazes.
Aos novos alunos:
- Promova atividades de apresentação: um aluno apresenta a professora e o colega da direita (pois para isso terá que aprender o nome) e assim por diante. Por exemplo: o primeiro aluno diz: eu sou o Paulo, esta é a professora Sabrina e este é o João. O João diz: Eu sou João, aquela é a professora Sabrina e este ao meu lado direito é o Joaquim...;
- Conceda alguns minutos (cerca de 10) para que os alunos se sentem em duplas e perguntem ao seu colega o nome, a data de nascimento, o que ele gosta de fazer, com quem mora, etc. Logo depois, os estudantes se sentam em roda e um colega apresenta para a turma o outro com quem conversou;
- O educador pode escolher um aluno veterano que ficará responsável por apresentar o recém-chegado para os demais colegas e também de mostrar a escola durante o recreio. Esse acompanhamento durará de duas a três semanas;
- Cada aluno escreve a música, a fruta e o animal que mais gosta em um papel. O professor, então, recolhe todos os papéis e os coloca em uma sacola. Cada aluno faz um sorteio, lê as preferências do colega escritas no papel e tenta descobrir quem é o autor.
Aos novos professores:
- Faça uma recepção diferente, com um belo café da manhã, com uma decoração diferente e com um cartaz de “seja bem-vindo”;
- Faça dinâmicas de apresentação assim como as apontadas acima para os alunos;
- Separe um tempo só para a coordenação e o professor novato conversarem e discutirem as dúvidas que ainda ficaram;
- Na reunião pedagógica, que acontece geralmente em janeiro de todo ano, prepare uma lembrancinha para cada professor e uma especial de boas vindas para os profissionais recém-chegados (não só professores, mas funcionários novatos em geral);
- Depois das dinâmicas, a direção ou coordenação pode fazer uma apresentação individual do profissional, apontando suas qualidades, como por exemplo: Este é o professor João. Ele trabalhará conosco e ministrará aulas de química. João tem vasto conhecimento na sua área, formou na Universidade X, fez pós-graduação em Ensino de Química, etc. E temos muito prazer em tê-lo na nossa equipe;
- A coordenação deve estar atenta para incentivar que os professores de área fiquem mais próximos do novato e passem informações (e não críticas) sobre as turmas, bem como a melhor maneira de conduzir determinado aluno que já conheçam;
- No início do ano pode se fazer um sorteio do jardineiro e sua flor. O professor- jardineiro ficará responsável pelo professor-flor, saber como ele está, ajudá-lo no que for necessário, fazer festinha de aniversário, etc.
Quando a equipe da escola se torna unida é inevitável que tanto o professor novato quanto o aluno se sintam a vontade e confortáveis no ambiente escolar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola