PUBLICIDADE
Normalmente, nas turmas de segunda série, os estudos de matemática se voltam para o sistema de numeração decimal, dúzia, metade, dobro, dentre outros.
Porém, esses conteúdos não são fáceis de serem trabalhados, mas com muita criatividade o professor consegue motivar os alunos a se envolverem com a matéria.
Para se trabalhar com a dúzia, por exemplo, é possível utilizar vários materiais descartáveis, fáceis de serem contados, como tampinhas de garrafa, rolhas, tocos de giz de cera, bolinhas de gude e palitos de picolé.
Durante o trabalho, o professor sempre faz referência às dúzias de ovos, que podem ser adquiridas facilmente, nos supermercados e que as crianças conhecem. Com essa idéia, poderá enriquecer suas aulas, solicitando que os alunos levem cartelas de ovos para a sala, para uma aula de artes, por exemplo.
Com as cartelas em mãos, revistas, jornais, retalhos de papéis, cola, pincéis e tintas diversas, poderá propor uma aula interdisciplinar, trabalhando a educação artística sem que os alunos percebam a intenção de ensinar a matemática.
Cada aluno deverá ter uma cartela e fazer seus ovos, utilizando os materiais recicláveis. Depois de prontos irão pintar e decorar os mesmos livremente. Os ovos ficarão dispostos dentro das caixas e armazenados em local de fácil acesso.
Nas aulas, o professor poderá entregar esse material para os pequenos, a fim de que possam utilizar um material concreto durante os exercícios.
É bom lembrar que nessa etapa as crianças ainda não conseguem imaginar uma quantidade, precisam que esta esteja visível aos seus olhos, podendo manuseá-los de forma real.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola