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Atualmente, a prática pedagógica requer novos conceitos e reformulações no que se refere ao ensino X aprendizagem. Isso se deve ao fato de que entrar no “universo” dos alunos é uma tarefa complexa, pois os mesmos em sua maioria são carentes de limites, desprovidos de prioridades e, sobretudo, de uma visão mais ampla do profissionalismo futuro.
Razão pela qual há tanta evasão escolar, alunos repetentes e defasagem quanto ao ensino. Aliada à problemática, ressalta-se a questão dos recursos tecnológicos, os quais estão cada vez mais inovadores. Devido a essa inovação tecnológica, os alunos tornaram-se dinâmicos, e por que não dizer, exigentes?
Ora, eles gostam daquilo que os atrai, que lhes chamam a atenção. Pode-se dizer que suas expectativas vão além do trivial, ou seja, professor falante e aluno ouvinte.
Para o ato de ensinar, não existe uma receita pronta, uma vez que depende única e exclusivamente do professor, criar “mecanismos” favoráveis para que a prática se efetive de maneira plausível.
Diante disso, torna-se relevante investir nos recursos audiovisuais, tais como:
• Proporcionar aulas na sala de informática, estimulando a capacidade de pesquisa em busca da construção do conhecimento.
• Trabalhar conteúdos utilizando-se do data show, retroprojetor, usufruindo de imagens, quando possível. Isto desperta o nível sensorial dos educandos.
• Aplicando dinâmicas, visando fortalecer as relações interpessoais, como também diversificando o aprendizado.
Alternativas como estas colaboram para que haja aprendizado e apreensão no decorrer da vivência em sala de aula.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola