Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Dinâmicas na sala de aula

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As dinâmicas promovem a interatividade e facilitam na compreensão dos conteúdos
As dinâmicas promovem a interatividade e facilitam na compreensão dos conteúdos

Quando se trata das aulas de Língua Portuguesa, na maioria das vezes é motivo de desagrado por parte do aluno, pois ele já estigmatizou que as atividades tradicionais, chamadas “gramatiqueiras”, tornaram-se banalizadas.

Então, torna-se difícil para o professor fazer com que o aluno apreenda os conteúdos gramaticais sem que os mesmos sejam vistos sob esta forma. O fato relaciona-se também com a falta de interesse que assola o cotidiano escolar da atualidade em que vivemos.

Surge assim a necessidade de elaborar novas estratégias de ensino, de modo a fazer com que os alunos voltem mais a sua atenção para o que está sendo divulgado pelo professor.

Dentre estas estratégias estão as Dinâmicas, as quais promovem uma maior interatividade na relação Professor X Aluno e contribuem para que o aprendizado se efetive de forma satisfatória.


Desta forma, a prática docente apoia-se no objetivo de aliar a prática com a teoria, pois em ritmo de competição, os alunos se esforçam mais em demonstrar os conhecimentos adquiridos. Vejamos a seguir um exemplo de como utilizar este método, utilizando-se da dinâmica do balão, no qual contém as perguntas sobre um determinado tema. Como por exemplo: Verbos.

O primeiro passo é dividir a sala em dois grupos, nomeando-os (como, por exemplo, Grupo A e Grupo B).

Em seguida acionar o aparelho sonoro para que a música conduza o ritmo da atividade, apenas lembrando que a “autoridade” neste momento é fator decisivo, pois caso contrário, poderá perder o foco, fazendo com que e a interpretação fique distorcida, onde os alunos concluirão que se trata de um momento de descontração e não de uma atividade com fins pedagógicos.

Feito isto, começar a dinâmica, orientando para que o balão percorra toda a sala, e no momento em que achar conveniente, o professor desliga o som e sugere que a pessoa “portadora” do balão o estoure, respondendo assim a pergunta em questão.
Obviamente que será vencedor aquele grupo que obtiver maior pontuação.

Medidas como estas não podem ser aplicadas todos os dias, mas se utilizadas de forma conveniente, oferecem resultados surpreendentes para o trabalho docente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola