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A cada início do ano letivo, ressurge por parte dos pais a preocupação por um ensino que possa atender melhor as expectativas quanto ao aprendizado dos filhos.
Diante disso, surge a necessidade de se fazer uma pesquisa em relação aos preços ofertados, como também ao nível qualitativo do ensino oferecido.
Alguns pontos devem ser relevantes no momento da escolha, para que os resultados tornem-se eficazes, havendo, portanto, a concretude da aprendizagem e o bom desempenho dos educandos como cidadãos aptos a enfrentar a realidade social que os cerca.
Entre os mesmos destacam-se:
# O conhecimento pela proposta pedagógica, pois assim haverá uma maior interação quanto ao trabalho que será desenvolvido, relacionando-o com a meta estabelecida.
# A importância pela informação sobre os índices de repetência e de evasão, haja vista que esta ocorrência implicará diretamente na qualidade do ensino e na falta de competência da escola em não promover uma solução viável para a problemática.
# A necessidade de haver uma maior interação entre pais e filhos, no intento de avaliá-los no que se refere ao grau de satisfação pela escolha do lugar onde permanecerão boa parte de sua vida (a escola).
# A verificação de fontes alternativas que possibilitem o efetivo aprendizado por parte dos alunos, como a implantação de um reforço escolar. É necessário que a escola disponha destes recursos para que não haja altos índices de repetência, priorizando sempre a qualidade dos serviços por ela oferecidos. Tal medida deverá levar em consideração que o aluno é dotado de particularidades específicas, e são seres ímpares perante o contexto escolar.
# A informação se a escola investe na capacitação dos professores, tendo em vista que tanto a aprendizagem quanto o ensino se dá de maneira dinâmica. Portanto, é de fundamental importância que os educadores estejam aptos para enfrentar esse dinamismo.
Em suma, a escolha por um bom estabelecimento de ensino é fator decisivo no bom desempenho do aluno, pois na maioria das vezes os pais se deixam levar pelas impressões causadas diante do espaço “físico” da escola, deixando em segundo plano a qualidade de ensino proporcionado pela mesma.
Atividades extracurriculares são bem aceitas, mas o essencial é que a escola esteja preparada para capacitar seus alunos, tornando-os seres mais conscientes e críticos diante da sociedade em que se inserem.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola