PUBLICIDADE
O trabalho em grupo compõe o quadro de atividades didáticas passíveis de bons resultados em meio ao cotidiano escolar. Antes de tudo, é importante ressaltar que este, assim como todo e qualquer procedimento metodológico, precisa ter um fim em si mesmo.
Para tal, faz-se necessário que o educador disponha de um planejamento eficaz com vistas a concretizar os objetivos almejados com a proposta. E em se tratando do trabalho pedagógico, estes objetivos são muitos, frente à multiplicidade de posições desempenhadas pelo educador.
Entre estas, destaca-se o constante trabalho visando manter uma plena convivência, instaurando sempre um clima de participação, respeito e cooperação entre os “atores” envolvidos nesta relação. A afirmativa reside no fato de que o professor não pode ser visto apenas como mediador de conhecimentos, mas também como um condutor coadjuvante na formação ética, moral e social dos discentes.
Assim sendo, a didática baseada nos trabalhos em grupo permite, entre outros fatores, a sociabilização, à medida que promove a interação, a troca de conhecimentos, o desenvolvimento das múltiplas habilidades, e, sobretudo, o aprimoramento dos valores, como, por exemplo, a responsabilidade que deve ser delegada a cada um dos participantes no momento de elencar as atividades.
Sem contar que, tal procedimento também viabiliza a aprendizagem, pois a heterogeneidade permite que aqueles com rendimento maior auxiliem os demais que não conseguiram atingir este mesmo patamar. Neste caso salienta-se para a importância de um diagnóstico prévio visando a eficácia dos resultados.
Por fim, é bom que se diga que, antes de tudo, o educador deve ter a habilidade de impor a cada grupo que todos os seus componentes desempenham um papel definido, comprometendo-se com seriedade frente às funções desempenhadas. O referido procedimento evita a ocorrência que geralmente compele essa importante atividade didática, a questão da falta de comprometimento.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola