PUBLICIDADE
Ao contrário do que muita gente pode pensar, contar histórias não é apenas um entretenimento lúdico, mas um importante instrumento a ser utilizado na transmissão de conhecimentos para a vida. Além dos contos de fadas serem repetidos por muito tempo e bem aceitos em qualquer época, especialistas afirmam que eles tratam de conflitos humanos de socialização e trazem mensagens essenciais ao desenvolvimento da criança. Questões como nascimentos, rupturas de laços familiares, sucessos e fracassos são possíveis de serem encontradas em várias histórias.
De acordo com especialistas, a vivência de ouvir histórias proporciona à criança a familiarização com tramas que envolvem persistência e coragem, a compreensão do conflito entre o bem e o mal e ainda a estimula a superar dificuldades, assim como acontece com os personagens Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio e Rapunzel. Apontam que cada história apresenta seus ensinamentos. Veja abaixo como diversas situações são tratadas em quatro diferentes histórias:
• Cinderela: Aborda temas como a morte, a formação de uma nova família e as diferenças sociais. O conto mostra que ser verdadeiro consigo mesmo é mais importante em relação ao comportamento apresentado pelas filhas da madrasta, de se prender à riqueza ou à aparência.
• Três Porquinhos: Refere-se ao amadurecimento, quando mostra a vantagem de crescer que pode ser observada por meio do irmão mais velho que é também o mais sábio.
• João e Maria: Trata o medo do abandono, o maior receio de qualquer criança.
• Rapunzel: Trabalha a independência por meio do conflito entre a mãe e a filha, quando essa tenta ganhar sua independência e é impedida.
Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola